Wagashi (和菓子) | Doces Tradicionais Japoneses
Wagashi (和菓子) é um termo geral utilizado para se referir aos doces típicos japoneses.
Na antiguidade, os doces conhecidos pelos japoneses eram basicamente os frutos. Com o cultivo de vários tipos de cereais, surgiu o moti (もち), bolinhos de arroz, e o dango (団子), mistura de cereal e água assado em forma de bolinhos.
No século IX, foram introduzidas técnicas chinesas de produção de doces. Eram, em sua maioria, fritos e feitos a partir das farinhas de cereais. Tais doces eram chamados de karagashi (唐菓子), doces da dinastia Tang, e eram servidos nas oferendas aos Deuses.
No século XVI, quando os portugueses desembarcaram no Japão, trouxeram pão-de-ló, biscoitos e confeitos. Assim, o karagashi e os doces portugueses influenciaram na técnica de preparo do wagashi, que com o aperfeiçoamento, popularizou-se Japão afora.
A arte de confeitos, wagashi, possui uma simplicidade tradicional, tendo a sua aparência muito artística e criativa que lembra as artes de origami (折り紙), dobradura de papel, e a beleza dos kingyos (金魚), peixe dourado japonês. Wagashi é considerado um dos símbolos da beleza nipônica, um representante da delicadeza e alta qualidade da culinária japonesa.
O Wagashi está sempre presente nas cerimônias tradicionais do Japão, como no oshougatsu (お正月) ano novo, hinamatsuri (ひな祭り) – dia das meninas, tango no sekku (端午の節句) – dia das crianças, tsukimi (月見) – dia de apreciação da Lua e principalmente em ochakai (お茶会) – cerimônia do chá.
Diferentemente da maioria dos doces do mundo inteiro, wagashi é extremamente saudável, pois é feito, principalmente, com ingredientes naturais: leguminosas (feijão azuki, soja), grãos (arroz para mochi, farinha de arroz, trigo), batatas, sementes de gergelim e algas (kanten), são todos ricos em proteínas vegetais e contêm pouca gordura de origem animal. O principal ingrediente utilizado na fabricação dos doces é o anko:
Anko (あんこ) – geléia de feijão, comumente utilizado no wagashi é feito de feijão – azuki. Assim como outros feijões, o azuki tem alto valor nutricional, sendo uma boa fonte de proteínas, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, se destacando dos outros feijões pela sua riqueza em ferro. Importante lembrar que também é rico em fibras alimentares, atuantes na melhora do trânsito intestinal, diminuição da absorção de gorduras, entre outros, cujos efeitos são considerados fatores importantes na prevenção de doenças crônicas e no controle de peso.
fontes:
http://www.wagashi.or.jp/history.htm
http://www.kitchoan.com/E/wagashi.html
http://www.kit.hi-ho.ne.jp/u2me2/motto.html
http://www.geocities.jp/wagashiraisan/
4 thoughts on “Wagashi (和菓子) | Doces Tradicionais Japoneses”
Deu vontade de comer um moti com recheio de anko =)
Acho que esta ótimo este documento
se for para dar nota eu dari 5 estrelas
parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OLÁ!!!!!
HUM ME APAIXOUNEI POR ESSES DOCINHOS TEM COMO ME PASSAR UMAS RECEITINHAS? HUM FICAREI GRATA OLHEI DESEJEI ATE COMER UM RS RS RS .
BEIJOS LOURDES ARAUJO