A cultura japonesa ao seu alcance
O que é?
O NIPOCULTURA foi criado como um site de divulgação da cultura japonesa em 2008. Nossa preocupação não é apenas falar sobre a cultura japonesa, mas guarnecer os artigos com fidedignidade e verificabilidade que essa cultura merece. Publicamos também trabalhos acadêmicos que tenham como tema aspectos da cultura japonesa e os japoneses. Somos também replicadores de sites que contêm artigos, além de divulgarmos eventos e publicações correlatas que acontecem em todo o Brasil e no Japão, por meio de nossa página no Facebook.
Para cumprir com o lema “a cultura japonesa ao seu alcance”, o NIPOCULTURA também é um intermediador para encontrar pessoas que dominam alguma arte japonesa ou tenham qualquer ligação com a cultura japonesa. Ademais, provê consultoria e suporte em eventos, atendendo associações, escolas, instituições municipais, estaduais e empresas.
Missão
A CULTURA JAPONESA AO SEU ALCANCE
Promover a preservação, divulgação e conhecimento da cultura japonesa, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas a esta finalidade. Formar lideranças, incentivar o voluntariado e o desenvolvimento de atividades.
Visão
“Ser uma organização que contribui para uma maior riqueza da pluralidade cultural do Brasil, apresentando a cultura nipônica.”
Objetivos
Divulgar a cultura japonesa no mundo àqueles que têm o português como língua principal.
- Preservar e divulgar a cultura japonesa em suas várias formas de expressão, promovendo encontros, eventos ou palestras.
- Publicar artigos abrangendo História, folclore, idioma, religiões, pensamento, escrita, cinema, literatura, poesia, lendas, usos e costumes, culinária e ética.
- Publicar trabalhos acadêmicos que tenham como tema aspectos da cultura japonesa e os japoneses.
- Divulgar sites e eventos no Brasil que tenham como tema a cultura japonesa.
- Fomentar espaço para reflexões sobre a influência da cultura japonesa no nosso meio e a sua prática.
- Zelar pela sustentabilidade do meio, promovendo e estimulando os princípios de Recusar, Reduzir, Reusar, Reciclar e Repensar atividades que motivem o consumo respeitoso do “suficiente” contidos no conceito do Mottainai.
- Promover ou facilitar o encontro de pessoas que dominam ou têm interesse em alguma arte ou face da cultura japonesa.
- Proporcionar acesso aos interessados nos múltiplos aspectos da cultura japonesa, por meio de cursos, oficinas, encontros online.
- Organizar palestras, disponibilizar ou publicar artigos na internet abrangendo história, folclore, idioma, religiões, pensamento, escrita, cinema, poesia, lendas, artes marciais, usos e costumes, culinária e ética.
Valores
Gratidão, dedicação, união.
Gratidão às pessoas, às oportunidades de encontros, ao entorno; gratidão à Vida.
Dedicação ao próximo, à saúde mental, emocional, ética e social da comunidade.
União: objetivamente de propósitos e objetivos. Subjetivamente, usufruir a oportunidade de externar as virtudes do ser humano, experienciando em comunidade o bem-estar da harmonia, da alegria, do bom humor e do respeito.
Cada um colaborando com o que sabe fazer melhor – Diz o provérbio japonês Juu nin Tooiro – 10 pessoas, 10 cores, que a Senhora Chizuru Shimizu adaptou para Juu nin Juu yaku – 10 pessoas, 10 talentos – ou 10 pessoas, 10 valores. Juntos, somos fortes. Juntos, realizamos. Juntos, superamos. Juntos, somos gratos.
Vamos nos esforçar, sempre dar o melhor de nós. O resultado será sempre positivo
Todos trabalhamos juntos com um objetivo em comum. A amizade e, o respeito ao próximo está sempre presente nas realizações do grupo. Promover a harmonia é esforço de todos.
Seishin seii – Pensamento e sentimento sinceros; Isshin fuuran – De todo coração, de alma inteira. Buscamos sempre estar por inteiro naquilo que nos propomos fazer. Desta forma nos sentimos felizes de estarmos juntos e reconhecemos no outro o esforço, a dedicação, a consideração, e a gratidão.
A marca
O conceito da marca é a purificação da mente através da cultura japonesa.
Atividades:
Clique aqui para verificar as atividades realizadas pelo Nipocultura.
Nossa história:
Clique aqui para conhecer a nossa história.
Fomentadores
Iochihiko Kaneoya
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisador da cultura japonesa.
Escreveu artigos sobre:
A Alma do Povo Japonês; Contos do Folclore Japonês; Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina. A Shindo Renmei; O Haikai; Fontes Ideológicas das Artes Marciais Japonesas; O Bushidô; O Futuro da Escrita Ideogramática; O Ideograma como Linguagem; A civilização que inventou o Ideograma; O ideograma e a língua japonesa; Etimologia do Kanji; Xintoísmo: mitologia e sua influência na formação da cultura e do caráter do povo japonês entre outros; comentou filmes como: O Livro de Cabeceira na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Hiroshima Mon Amour, Rapsódia em Agosto, Balada de Narayama na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Apresentações:
Faculdade ASSESC – Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina; Centro de Educação Continuada – Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina; Semana Cultural Japonesa sobre o tema – A Etimologia do Kanji; A Alma do Povo Japonês, Semana da História UFSC – A Teogonia do Japão segundo o Xintoísmo; Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina: A Poesia Haikai; Encontro dos Poetas da Trindade: A Poesia Haikai; NEJAP: A Teogonia do Japão segundo o Xintoísmo; NETI: Fatores que Influenciaram na Formação do Caráter do Povo Japonês; NEJAP: A imigração japonesa no Brasil e em Santa Catarina.
Hisae Yagura Kaneoya
Formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas Alcântara Machado e em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Atividades:
Administra o Nipocultura de 2008 até a presente data. Foi Diretora Cultural da Associação Nipo-Catarinense de 2004 à 2008; Secretária da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina (FANSC) de 2008 à 2010 e de 2014 à 2018. Foi Vice-Presidente na Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão (ASBBJ) de 2016 à 2018 representando o Estado de Santa Catarina.
Algumas realizações:
Em 2011 e 2012 produziu o Concerto pelo Japão e o Concerto Arigatô Brasil para a soprano Masami Ganev; em 2012 realizou o Concerto Japão 4 Estações com a soprano Masami Ganev e o violonista Igor Ishikawa Foi apresentado na Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, no espaço Jurerê Classic; e em 2015, no Teatro Álvaro de Carvalho. Neste mesmo ano, produziu a Noite Japonesa realizada no Teatro Ademir Rosa. Em 2017 realizou o espetáculo En – Laços do Destino no teatro do Multiuso São José e em 2018 realizou o recital “A Cerejeira e o Ipê” com a soprano Masami Ganev e Igor Ishikawa.
Formação do grupo Nipocultura
Chizuru Shimizu sensei
Veio para o Brasil através da JICA em 2017 para divulgar a culinária japonesa do dia a dia em Santa Catarina. Com suas várias qualificações, Chizuru Shimizu sensei passou a atender as solicitações do Nipocultura na divulgação da cultura do kimono, culinária japonesa e diversos outros temas. Atua desde então como Consultora neste grupo.
Chie Mori
Participou do treinamento da JICA – Ativação da comunidade nikkey por meio do quimono em 2019.
Clarissa Mineko Takahachi
Formada em Design Gráfico na Universidade Paulista e Técnica Ambiental no Instituto Federal de Santa Catarina.
Elaine Mitie Nakamura
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Mestra em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É técnica de laboratório na UFSC, e também atua na educação à distância. Colaboradora nos eventos e atividades do Nipocultura, tem como motivação a divulgação dos costumes japoneses em Santa Catarina.
Harlley Borlin
Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Especializado em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar. Pai da Marina Borlin (o grande amor de sua vida). Apaixonado pela arte do origami desde criança. Professor de Matemática no ensino público, onde utiliza a arte do origami para tornar suas aulas menos abstratas, mais divertidas e de fácil compreensão. Integrante do grupo amigos do origami Florianópolis desde 2018. Quem quiser ver alguns dos seus trabalhos em origami siga o Instagram @borlinorigami.
Koji Kaneoya
Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Responsável pelo site www.nipocultura.com.br
Luciana Miashiro Lima
Graduada em Letras e Literaturas Português, Mestre em Estudos da Tradução e Doutoranda em inglês: estudos linguísticos e literários pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Responsável pelo serviço de tradução da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC.
Apaixonada por línguas e pela arte do origami desde a infância.
Integrante do grupo Amigos do Origami.
Marina Oikawa
Longa experiência no Japão na arte de valorizar o seu produto, transformar e reutilizar.
Sua habilidade é criar e costurar.
Marisa Mallmann
Coordenadora do Grupo das Arteiras, voltado à pesquisa e disseminação do Bordado Sashiko.
O gosto pelas linhas e agulhas são herança materna.
Encontrou no Sashiko seu caminho para o resgate da sua origem nipônica.
Midori Kobashigawa de Barros
Formada em turismo, dedica-se à culinária, e dá suporte em todas as atividades promovidas pelo grupo.
Dedica-se hoje à culinária através da @devoreicomamor
Morgana Tesman
Formada em licenciatura em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atua como professora de arte no magistério catarinense desde 2004. Pratica a arte do origami desde 2006. Participa de eventos e oficinas por todo o estado de Santa Catarina. Coordena o grupo Amigos do Origami Florianópolis. No perfil @morganatesman no Instagram divulga a arte do origami.
Noemia Hiromi Tokoro
Morou mais de 10 anos no Japão e foi aqui, com a Chizuru Shimizu sensei, que aprendeu as técnicas de costurar e vestir yukatas.
Através da confecção de yukatas quer levar às pessoas toda a alegria e a beleza da cultura japonesa.
Ricardo Hayashi
É proprietário do Truck do Haya participa dos eventos na área da culinária e auxilia na organização/coordenação dos eventos e em diversas atividades do grupo Nipocultura.
Sandra Harumi Kamia Yagura
Formação em dança.
Coreógrafa na escola Heisei e do grupo Heisei Naruko Kai para o Festival Yosakoi Soran.
Formação no curso de eventos do Senac.
Participação na organização de vários eventos de cultura japonesa em São Paulo com destaque na parte artística.
Yuina Takase
Bacharel em Design de Jogos e Entretenimento Digital
Artes de Yuina Takase
Siga no Instagram (@yuinatakase) ou site.
FALE CONOSCO:
Whatsapp: (48) 99608-9500
E-mail: nipocultura@gmail.com