Sem-tetos no Japão
A recente recessão econômica japonesa está criando um grande problema para o país. Estima-se que existam hoje 50 mil sem-tetos no Japão. Eles circulam nas proximidades das grandes estações de trem de Tóquio e nos grandes parques como o Ueno. A maioria possui algum tipo de dependência de drogas e alguns possuem problemas mentais.
Grande parte dos sem-tetos vivem no nomadismo, passando suas noites em caixas de papelão, em bancos de praças e carrinhos de supermercados. Mas infelizmente Osaka, a terceira maior cidade do Japão, se destaca com o problema dos no jyuku sha, onde além de construírem verdadeiros acampamentos, eles já fazem parte de uma comunidade organizada.
Facilmente identificados pelas barracas construídas com lonas azuis, os moradores das ruas de Osaka já somam aproximadamente 12 mil pessoas. E através da internet, eles se comunicam para organizar as ocupações e também os protestos pelos seus direitos.
Segundo Anke Haarmann, autor do documentário chamado Public Blue, os motivos que levam essas pessoas a tal situação são, principalmente, a idade avançada, o desemprego e o afastamento da família.
Mitsuo Nakamura, líder de um grupo de auxílio aos sem-tetos, vai além e diz que o verdadeiro problema é a discriminação que essas pessoas sofrem da sociedade. Segundo Nakamura, muitos deles estão desesperados a procura de empregos, mas não os encontram. “As empresas acreditam que as pessoas mais velhas são teimosas, inflexíveis e fracas”, disse Nobuyuki Kanematsu, diretor da ONG, Associação Contra a Velhice.
Fontes:
http://www.japanwindow.com/gallery/homeless/index.html
http://www.achr.net/japan_2002.htm
http://www.csmonitor.com/2004/1018/p07s01-woap.html
http://www.aha-projekte.de/publicblue/index.html
One thought on “Sem-tetos no Japão”
Lendo por ai, achei este post: Mendigo daqui fala japonês, que acho que complementa bem o post.
Tem uma visão mais pessoal sobre o assunto, que achei bem interessante.