Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

O shamisen [三味線]: três cordas de sabor

http://www.flickr.com/photos/melmansur/2222313234/

O shamisen [三味線] “três cordas de sabor” é um instrumento musical de três cordas, geralmente fabricado com couro de cobra, gato ou cachorro. Fazendo uma comparação com o ocidente, este objeto se assemelha ao banjo, composto por caixa de ressonância, braço e cravelhas. Contudo, o sangen (outro nome dado ao instrumento) não possui casas nem trastes e seu corpo () possui um formato retangular ovalado o qual amplifica o som das cordas.

A partir da popularização do sanshin, um instrumento originário de Okinawa, no século XVI, surgiu o shamisen. Devido a semelhança de forma e nome, e principalmente das boas relações entre Ryukyu (atual Okinawa) e a China, deduz-se que tudo se originou do sanxian.

O shamisen é tocado com uma espátula chamada bachi. Tradicionalmente fabricada de marfim ou casco de tartaruga, hoje em dia a principal matéria prima utilizada é a madeira. O bachi é utilizado tanto para tocar as cordas como também para pequenas batidas no , trazendo para este instrumento uma segunda característica, a percussão.

O belo som produzido pelo shamisen é bastante utilizado no kabuki [歌舞伎] (teatro tradicional japonês) e bunraku [文楽]] (teatro japonês de bonecos). Takemoto Gidayu, muito conhecido pelas performances no bunraku, desenvolveu o estilo mais famoso de shamisen e o batizou com o seu nome.

Enquanto os shamisens tradicionais, utilizados para os estilos musicais jiuta, kouta e nagauta, são bastante fiéis às características padrões, o tsugaru-jamisen surgiu para atender aos músicos adeptos de inovações. Criado no início do século XX por alguns músicos como Shirakawa Gunpachiro e Takahashi Chizukan, este estilo é muito mais técnico, baseado nas músicas folclóricas minyo e é repleto de improvisações.

Durante a segunda guerra mundial o sanshin quase deixou de existir. Mas o povo de Okinawa, começou a fabricar os kankara sanshin (sanshins feitos de lata). O instrumento nesta versão simboliza a pobreza do pós guerra e também o amor do povo à música.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Shamisen
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sangen
http://www.fjsp.org.br/guia/cap11_c.htm
http://www.acbj.com.br/alianca/palavras.php?Palavra=39
http://en.wikipedia.org/wiki/Sanshin
http://en.wikipedia.org/wiki/Sanxian

4 thoughts on “O shamisen [三味線]: três cordas de sabor”
Leave a Comment