Miyavi e o Neo Visualism
Miyavi é um grande astro do rock japonês que protagoniza o movimento Neo Visualism, uma marca própria onde se usa a música para falar da própria música, da arte e da liberdade de expressão. Como diz um trecho de sua música Sakihokoru Hana no Yoni : “Não importa que tipo de música você faça e como se pareça: esqueça o senso comum e trilhe seu próprio caminho”. Seus trabalhos misturam ritmos como rock, pop, punk, new metal, jazz, salsa, o hip hop e alguns elementos da música tradicional japonesa.
Miyavi iniciou sua carreira aos 17 anos na banda Dué le quartz em 1998, como Miyabi. A maioria das composições são próprias; é um excelente guitarrista, mas o que o fez se destacar foi a sua pose de rock star.
Sua carreira solo veio logo após o termino da banda Dué le quartz em 2002. Nessa ocasião mudou seu nome para Miyavi (em japonês Miyavi e Miyabi são pronunciados da mesma forma) e pediu a seus fãs que adotassem esse nome a partir de então. A consolidação da carreira solo veio com o lançamento do seu primeiro álbum Gagaku, um estilo dark e experimental.
Em novembro de 2004 Miyavi se reinventou: inventou um novo apelido para si mesmo, MYV e mudou radicalmente sua aparência.
Com dificuldades para tocar todos os instrumentos durante as gravações, em 2005 passou a contar com a ajuda de outros músicos tocando tudo menos a guitarra. No final desse ano, Miyavi enveredou-se em outros estilos musicais: de um salsa apimentada em Señor señora señorita até um jazz animado em Gigpig Boogie, mas sem perder os elementos de pop e rock.
Em 2007 começou a internacionalizar sua carreira fazendo shows em Las Vegas e Califórnia, nos Estados Unidos. Em julho de 2007, Miyavi adicionou um novo elemento à sua carreira: o grupo Kavki Boiz, os quais o acompanham fazendo performances de dança e dão um toque de hip hop à sua música. Este ano foi anunciada sua turnê mundial This Iz The Japanese Kabuki Rock Tour 2008 com shows programados pelo Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Finlândia, Taiwan, Suécia, Espanha, Holanda, China, Coréia do Sul e no Brasil.
O show no Brasil acontecerá no dia 24 de maio em São Paulo, na Associação Hokkaido do Brasil e a realização é da Yamato Music Station.
Fontes:
http://jame-world.com/br/database-artist.php?id=68
http://jame-world.com/br/article.php?id=4427
http://umdiajornalista.wordpress.com/2008/04/17/o-neo-visualizm-da-musica-japonesa/
http://www.myspace.com/miyavi