Kanten [寒天] | Agar-agar
Kanten [寒天], conhecido também como agar-agar, refere-se ao pó obtido a partir das folhas desidratadas de diversos tipos de algas marinhas. Ao ser dissolvido e fervido na água, obtém-se uma estrutura gelatinosa e sólida, utilizado milenarmente em vários pratos da gastronomia japonesa, desde doces até pratos salgados como macarrão (tokoroten).
A origem do kanten vem do tokoroten [ところ天] (macarrão gelatinoso), um alimento feito a partir da cocção de algas marinhas e oriundo da China. Ambos têm como matéria prima algas como tensou [てん草] e ogonori [おごのり].
O kanten foi descoberto acidentalmente por Minoya Tarouzaemon[美濃屋太郎左衛門], por volta de 1650, na Era Edo. Quando o Daimyo Satsuma Shimazu [島津薩摩藩主] hospedou-se no pensionato de Tarouzaemon, situado em Kyoto, foi preparado tokoroten para a sua janta. Ao sobrar muito tokoroten da refeição, Tarouzaemon decidiu descartá-lo, deixando-o fora da pensão, exposto ao ar livre de inverno. Com o frio da noite, o tokoroten congelou e com o calor do dia descongelou, repetindo-se várias vezes o processo durante alguns dias, levando à desidratação. Quando Tarouzaemon percebeu, havia se tornado um alimento desidratado, e com curiosidade decidiu cozinhá-lo novamente. Assim, obteve um alimento com menos odor, translúcido e mais gostoso que o tokoroten, servindo assim de base para a invenção do kanten.
O nome “kanten” [寒天] veio de “SAMUzarashi no tokoroTEN” [寒ざらしのところ天], que significa tokoroten exposto ao frio.
No Japão, o kanten é o maior aliado para as dietas de emagrecimento. Por ser composto por cerca de 80% de fibras vegetais, a absorção de água, quando ingerido, faz triplicar o seu volume. Assim, o consumidor sente o apetite saciado e tende a diminuir o consumo de outros alimentos. Pela ausência de valor nutricional e por ser rico em fibras, o kanten contribui para a diminuição de peso tanto pela substituição do alimento, como também pelo seu efeito laxativo.
Na culinária japonesa, o kanten é bastante utilizado para fazer doces como gelatina de kanten [寒天ゼリー], youkan [ようかん], anmitsu [あんみつ], mitsuan [みつ杏], annindoufu [杏仁豆腐], entre outros.
Referências:
http://www.lcv.ne.jp/~kaneeico/rekisi.htm
http://www.diet-pinky.com/labo/kanten/kanten1.php
http://kanten.yokochou.com/rekishi.html
http://home.tokyo-gas.co.jp/shoku110/chie/343.html
6 thoughts on “Kanten [寒天] | Agar-agar”
Eis algo que eu não me lembro de ter comido nunca.
Olá!
Fiquei encantada com este site!
Achei no Google ao procurar fermentação…
Pena que quando entramos na página principal do site e links, não temos uma visão geral de tudo que ele tem!
Se abríssemos um assunto, por exemplo culinária, seria interessante que abrisse os itens publicados relacionados ao assunto.
Só achei o artigo quando fui específica na busca e digitei bento…
Parabéns!
Boa tarde fiquei sabendo que Kantem serve tambem para repor cartilagem, será que podem me ajudar?
Tenho um desgaste na rotula por causa do peso e fui informada que pode me ajudar a repor as cartilagens.
Agradeço se for possivel me ajudar
Nivia
Orientada para o uso de Kanten, tenho uma dúvida: tenho colite, estou longe de gluten, lactose e mesmo assim as vezes tenho diarréia, controlo com Imosec.
Vi que o Kanten tem efeito laxativo, no meu caso, não posso usar?
Grata
Pelo que li a respeito uma das algas usadas é “Oyakusa”, certo?
“Gelidium amansii e Gelidium pacificum são tidas como as verdadeiras ERVAS DE KANTEN ou simplismente
OYAKUSA.”
Seaweed and their Uses, pagina 157.
É isso ou viajei?
É que tipo, a garota que estou ficando me solta essa palavra do nada, e eu pergunto a ela oque significa, e ela me manda fazer uma pesquisa, bom, estou a dois dias fazendo essa pesquisa, li essa porra de livro sobre ERVAS MARINHAS todo em inglês!
xD
MEU DEUS!
Agora que eu fui perceber que eu fiz uma pesquisa de 2 dias pela palavra errada!
Eu deveria ter pesquisado “Oyakusai”
Pelo menos eu sei oque é agora Oyakusa!
Obrigada pela informação. Tenho hipertireoidismo e houve uma piora do meu quadro clínico. Numa conversa com o médico, ele me proibiu o kanten e agora, vejo que a contra-indicação procede.
Já não uso faz tempo qualquer tipo de alga e agora descobri a causa da piora…