Gastronomia japonesa | Cores, Sabores e Tradições
A gastronomia japonesa oferece capricho e imaginação à apresentação das refeições, com sua comida cheia de cores e texturas e a delicadeza que envolve o seu preparo.
Tradicionalmente, a cozinha japonesa tem os seguintes conceitos: cinco cores, cinco métodos de cozedura e cinco sabores. Cabe a um bom cozinheiro saber encontrar o equilíbrio entre eles na preparação de uma refeição.
No preparo dos alimentos, os cinco métodos são: o cozimento a vapor, a forma mais adequada para manter o sabor natural dos alimentos, o grelhamento, a fritura, os preparos crus e a cozedura pelo processo do vinagre. Em uma refeição simples, no entanto, não se incluem todos estes processos. Nunca é duplicado qualquer estilo de cozimento, mas em uma refeição mais elaborada, incluirá um de cada estilo.
As cinco cores são: preto ou púrpura, branco, vermelho ou laranja, amarelo e verde. Como exemplo, em uma paleta de cores inclui-se o verde representado pelo espinafre, o preto das algas, o vermelho-laranja das cenouras, o branco do tofu (queijo feito a base de soja) e o amarelo do milho.
Os cinco sabores são: o doce; o salgado; o azedo; o amargo e o de especiarias. O sabor amargo, contrariamente aos julgamentos, não é de dispensar, pois em pequenas quantidades equilibra o paladar, e alguns pratos são especialmente apreciados por este fato.
4 thoughts on “Gastronomia japonesa | Cores, Sabores e Tradições”
Nunca tinha reparado nesses cinco elementos de cada. Se bem que eu ainda prefiro um churrasco.
Quero aprender fazer comida japonesa….voces podem me indicar onde posso fazer um bom curso?
Solange,
Você pode assistir a vídeos na internet (sugestão os do Cooking with Dog) ou buscar em instituições de Ensino como o Senac.
Hisae Kaneoya