Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Etimologia do kanji | As 4 estações: haru, natsu, aki, fuyu

Haru – primavera –

 É a estação do ano quando a maior abundância do sol permite a renovação das plantas, com as flores dando frutos e semente, e plantas crescendo com galhos novos. O pictograma representa a semente recém-germinada, acima à direita, envolvida pelo mato, tudo crescendo na presença do sol, acima à esquerda. É a estação da renovação, do crescimento, dos frutos. 

Natsu – verão –  

Há várias versões para a origem desse pictograma. Uma delas representa o corpo nu que deseja se refrescar, vendo-se apenas as partes: os braços, pernas e rosto. Outra versão representa o homem dançando durante os festivais que costumam ocorrer no verão: os pés estão em movimento, dançando (a parte inferior) e o rosto coberto por máscara; e uma terceira versão diz que a parte superior é o rosto coberto por máscara e logo abaixo, a roupa, significando que é nessa estação que as plantas se cobrem e se vestem. 

Aki – outono –  

Pictograma que se forma com o radical arroz, do lado esquerdo, e fogo. Os antigos agricultores promoviam uma festa em comemoração ao término da colheita do arroz – origem da cerimônia Niinamesai. (O imperador oferece e depois partilha com os deuses o arroz da primeira colheita. Ocorre no palácio imperial no dia 23 de novembro). Após o armazenamento dos grãos, queimava-se a palha. É quando se ouve por todo o campo o canto dos grilos. No kanji antigo, acima à esquerda, havia ainda um grilo e à sua esquerda, o fogo, representado pelos quatro pontos. Com a gradativa simplificação ficou apenas o “arroz” e o “fogo”, forma do kanji atual.

Fuyu – inverno –  

Pictograma bastante simples. A parte superior é água que deixa de correr, representada por traço horizontal. A parte inferior, é água já congelada.

Referências:

TSUJI, Yoshiaki (Kei-un). Kanji no naritachi jiten. Tokyo: Kiyoiku shuppan, 2011

PAPINOT, E. Historical and geographical dictionary of Japan. Tokyo: Charles e Tuttle, 1984

WILLIANS, Noriko Kurosawa. The key to kanji. [S.l.]:  Cheng & Tsui, 2010

One thought on “Etimologia do kanji | As 4 estações: haru, natsu, aki, fuyu”
Leave a Comment