A alma do povo japonês | Ideologias éticas chinesas
A principal entre elas foi o sistema ético fundado pelo chinês Confúcio (Kung Fon Tzeu) no séc VI a .C. Contemporâneas ao confucionismo, as idéias de Lao-Tsé (604 a 527 a.C.) e Mencius (Meng-Tzu) (372 a 289 a .C.), principal divulgador do confucionismo, também influíram grandemente na formação do pensamento japonês. Para o confucionismo a base da felicidade humana é a família e a sociedade harmônica. Sociedade e família devem ser regidas pelos mesmos princípios: os governantes precisam ter amor como os pais, e os filhos devem cultivar a reverência e o respeito. Deve-se ainda cultuar os antepassados com o mesmo amor dedicado aos pais vivos.
Entre os ocidentais os aspectos mais conhecidos da doutrina de Confúcio são o I Ching – o livro das mutações, que aborda questões metafísicas e o Feng Shui, conjunto de definições sobre como ocupar casas e edifícios.
O confucionismo prega como doutrina:
- obediência ao governo;
- obediência aos pais;
- obediência da mulher ao marido;
- obediência dos moços aos mais velhos;
- e do mútuo respeito entre os semelhantes.
De regras morais:
- Benevolência
- Justiça
- Sentido da propriedade
- Sabedoria
- Honestidade.
One thought on “A alma do povo japonês | Ideologias éticas chinesas”
É sempre interessante conhecer mais sobre as diferentes religiões. Continuem escrevendo matérias sobre o assunto!